Política de Segurança da Informação

DECLARAÇÃO DA LIDERANÇA
A segurança da informação e a privacidade dos dados são pilares estratégicos para a sustentabilidade do nosso negócio. Elas asseguram a proteção contra vazamentos, fraudes e perdas de informações críticas, promovendo a confiança de clientes, parceiros e colaboradores. Além disso, garantem a conformidade com legislações como a LGPD e suportam a continuidade operacional, refletindo diretamente na qualidade e na credibilidade dos serviços prestados. No dia a dia, isso se traduz em processos mais seguros, decisões mais assertivas e um ambiente corporativo mais resiliente.
OBJETIVO
A Surfix Cloud & Data Center estabelece sua política de segurança da informação e privacidade, como parte integrante do seu sistema de gestão corporativo, alinhada às boas práticas do mercado, à normas internacionalmente aceitas e as legislações brasileiras pertinentes como:
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Lei nº 13.709/2018;
- Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014);
- Lei de Crimes Cibernéticos (Lei nº 12.737/2012);
- Lei de Defesa da Segurança da Informação (Lei nº 13.819/2019).
Com o objetivo de garantir níveis adequados de proteção a informações e dados pessoais operados pela organização, de seus clientes e colaboradores sob sua responsabilidade.
PROPÓSITO
Esta política tem por propósito estabelecer diretrizes e normas de segurança da informação e privacidade dos dados que orientem os colaboradores da Surfix Cloud & Data Center a adotar padrões de comportamento seguro.
- Orientar quanto à adoção de controles e processos para atendimento dos requisitos para segurança da Informação e privacidade dos dados pessoais;
- Resguardar as informações da Surfix Cloud & Data Center, garantindo requisitos básicos de confidencialidade, integridade e disponibilidade;
- Prevenir possíveis causas de incidentes e responsabilidade legal da instituição e seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros;
- Minimizar os riscos de perdas financeiras, de participação no mercado, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo no negócio da Surfix Cloud & Data Center como resultado de falhas de segurança.
POLÍTICA
Esta política se aplica a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros da Surfix Cloud & Data Center, que possuem acesso às informações e dados pessoais da organização e/ou fazem uso de recursos computacionais compreendidos na infraestrutura interna.
É POLÍTICA DA SURFIX CLOUD & DATA CENTER
Elaborar, implantar e seguir por completo políticas, normas e procedimentos de segurança da informação, garantindo que os requisitos básicos de confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações e dados pessoais operados na Surfix Cloud & Data Center sejam atingidos através da adoção de controles contra ameaças provenientes de fontes tanto externas quanto internas;
Disponibilizar políticas, normas e procedimentos de segurança a todas as partes interessadas e autorizadas, tais como: Colaboradores, terceiros contratados, fornecedores e, onde pertinente, clientes.
- Garantir a educação através de treinamentos e certificações sobre as práticas de segurança da informação e privacidade de dados adotadas pela Surfix Cloud & Data Center para colaboradores (funcionários, prestadores de serviços e sócios).
- Conscientizar os fornecedores e clientes sobre a importância da segurança da informação e proteção de dados.
- Atender integralmente requisitos de segurança da informação e privacidade dos dados aplicáveis ou exigidos por regulamentações, leis e/ou cláusulas contratuais;
- Tratar integralmente incidentes de segurança da informação e a privacidade de dados, garantindo que eles sejam adequadamente registrados, classificados, investigados, corrigidos, documentados e, quando necessário, comunicando as autoridades apropriadas;
- Garantir a continuidade do negócio através da adoção, implantação, teste e melhoria contínua de planos de continuidade e recuperação de desastres;
- Melhorar continuamente a gestão de segurança da informação e privacidade através da definição e revisão sistemática de objetivos de segurança em todos os níveis da organização.
PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
A. Comitê Gestor de Segurança da Informação – CGSI: Fica constituído o Comitê Gestor de Segurança da Informação – CGSI, contando com a participação dos responsáveis relacionados:
- Diretoria Administrativa;
- Diretoria de Operações para dar suporte na infraestrutura física;
- Consultor técnico para dar suporte na infraestrutura lógica;
- Setor de Relacionamento com o cliente;
- Analista administrativo com foco em qualidade;
- Setor de Tecnologia para dar suporte nos sistemas;
B. É responsabilidade do CGSI: Analisar, revisar e propor a aprovação de políticas e normas relacionadas à segurança da informação:
- Garantir a disponibilidade dos recursos necessários para uma efetiva gestão de segurança da informação;
- Garantir que as atividades de segurança da informação e privacidade de dados sejam executadas em conformidade com esta política;
- Promover a divulgação da PSI e tomar as ações necessárias para disseminar uma cultura de segurança da informação e privacidade de dados pessoais no ambiente da Surfix Cloud & Data Center.
SANÇOES E PUNIÇÕES
- As violações, mesmo que por mera omissão ou tentativa não consumada, desta política, bem como demais normas e procedimentos de segurança, serão passíveis de penalidades que incluem advertência verbal, advertência por escrito, suspensão não remunerada e a demissão por justa causa aos colaboradores celetistas. Quanto aos colaboradores pessoa jurídica e cooperados, poderá implicar a imediata rescisão do contrato entre as partes;
- A aplicação de sanções e punições será realizada conforme a análise do comitê gestor da qualidade, devendo-se considerar a gravidade da infração, efeito alcançado e recorrência, podendo o CGSI, repassar a informação da infração ao Gestor imediato que, aplicará a pena quando identificada a falta grave;
- No caso de terceiros contratados ou prestadores de serviço, o CGSI deve analisar a ocorrência e deliberar sobre a efetivação das sanções e punições conforme termos previstos em contrato;
- Para o caso de violações que impliquem em atividades ilegais, ou que possam incorrer em dano a Surfix Cloud & Data Center, o infrator será responsabilizado pelos prejuízos, cabendo aplicação das medidas legais
CASOS OMISSOS
- Os casos omissos serão avaliados pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação para posterior deliberação.
- As diretrizes estabelecidas nesta política e nas demais normas e procedimentos de segurança, não se esgotam em razão da contínua evolução tecnológica e constante surgimento de novas ameaças. Desta forma, não se limita, sendo obrigação do usuário da informação da Surfix Cloud & Data Center adotar, sempre que possível, outras medidas de segurança além das aqui previstas, com o objetivo de garantir proteção às informações e dados pessoais.
POL.GQ.02 – Política de Segurança da Informação – v.4 – 2025 – Surfix